domingo, 16 de maio de 2010

Funcionamento e uso das ferramentas web 2.0

Funcionamento e uso pedagógico das duas ferramentas do web 2.0

Correio eletrônico: Penso que nos dias atuais não podemos mais viver sem o uso do email, pois comunicamo-nos em qualquer parte do planeta. Então, quanto ao seu funcionamento, este é de extrema necessidade. E pensando nisso, cabe a nós professores fundamentar, orientar, incentivar nossos alunos para que o email seja utilizado de maneira correta e como um aliado durante uma troca de experiência, uma comunicação rápida e até mesmo como uma forma prazerosa de receber mensagens de alguém que não vemos a tanto tempo.
MSN: Quanto ao MSN que é um comunicador em tempo real, vejo seu funcionamento de extrema valia no nosso dia-a-dia. Com ele, além de podermos nos comunicar, vermos as pessoas, mandarmos e recebermos arquivos a qualquer momento, podemos utilizá-lo dentro de uma escola como colaborador no processo de aprendizagem dos alunos mantendo-os interligados entre as escolas, durante um campeonato, e até mesmo como forma de comunicação para entretenimento. O alerta deve ser em relação à escrita das palavras (ortografia), pois sabemos que linguagem dos internautas, é nenhuma e a orientação é necessária quanto à escrita correta quando se trata de comunicação fora de um bate papo, utilizando-se de exemplos com projetos que visem o trabalho com esse comunicador dentro da escola.
Ressalto, que o trabalho com as TICs dentro das escolas precisam e devem acontecer como complemento as atividades desenvolvidas em sala de aula e que o professor precisa se atualizar e se aperfeiçoar com sua utilização de uma maneira responsável, articulada e planejada.

Um comentário:

  1. Olá Eliane!

    vim visitar seu blog e gostei muito!

    Parabéns, vou gostar muito de trocar experiências com vc.

    Maira MIranda
    http://profmairatarrago.blogspot.com

    ResponderExcluir